Instituto Pensar - Recife fecha parceria com Unicef para cuidados com a primeira infância

Recife fecha parceria com Unicef para cuidados com a primeira infância

por: Ana Paula Siqueira


Recife faz parte da iniciativa Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI), fruto de parceria firmada com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), nesta quinta-feira (5). As UAPI têm como foco a qualificação dos serviços de saúde e educação de maneira integrada para beneficiar as crianças nos primeiros seis meses de vida.

"Estou certo de que teremos sucesso na parceria e que será possível ampliar esse trabalho para muitas outras unidades?
João Campos (PSB), prefeito do Recife

Nesta primeira fase a ação será nas creches Escola Mércia Maria Bezerra Costa, no bairro Nova Descoberta e Escola Alcides Restelli Tedesco, no bairro Madalena.

Além do Recife, também aderiram à iniciativa outras quatro capitais: Belém, Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador. A parceria foi firmada em evento virtual transmitido pelo canal do Youtube do Unicef Brasil.

Além de João Campos, participaram prefeitos, secretários e gestores públicos da área da saúde e educação das cinco capitais, e representantes do Unicef e da Roche, parceira do Unicef nessa iniciativa.

Atenção integrada

A partir da adesão, as unidades de saúde e educação infantil das capitais poderão se inscrever na iniciativa e participar do Ciclo Nacional de Capacitação da estratégia Uapi, que estará disponível a todos os gestores e profissionais de saúde, educação e assistência social das seis capitais.

A capacitação é composta de três módulos que abordam a atenção integral e integrada da rede de?serviços básicos para a primeira infância ? incluindo crianças com deficiência, doenças raras e déficit de aprendizagem; mapeamento e qualificação da oferta dos serviços no município; proteção contra todas as formas de violência; indicadores de qualidade na educação infantil; além do necessário olhar para a inclusão e as diversas formas de aprender e ensinar.

"Investir no cuidado integral e integrado nos seis primeiros anos de vida ? olhando conjuntamente os diferentes aspectos do desenvolvimento infantil ? traz mais resultados do que em qualquer outra fase da vida?, defende Cristina Albuquerque, chefe de Saúde do UNICEF no Brasil.

"O diagnóstico correto e precoce, os cuidados necessários de saúde e as práticas de inclusão na sociedade como um todo compõem os principais desafios relatados pela comunidade de doenças raras no Brasil. A parceria com o Unicef permitirá que esses pontos sejam contemplados de forma abrangente?, comenta Patrick Eckert, presidente da Roche Farma Brasil.

Esta edição da iniciativa Uapi está prevista para durar até janeiro de 2023, contando desde o lançamento, adesão e capacitação até a implementação e certificação do município. O processo é desenvolvido de forma colaborativa pelas equipes em cada cidade participante.

Atuação em quatro frentes

O projeto é desenvolvido com base em quatro pilares: capacitação de médicos e demais profissionais de saúde; ampliação do conhecimento do cuidador sobre as condições da criança; avaliação e certificação de excelência concedida às Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPSs) e Centros de Educação Infantil participantes, baseada na metodologia das Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapi); e debates sobre o tema com a sociedade, profissionais e gestores públicos do nível municipal, no contexto das Semanas do Bebê.

Juntos, os pilares de trabalho têm como propósito o avanço do cuidado integral e integrado nas áreas de saúde, educação e assistência social, para o?diagnóstico precoce, o fortalecimento do conhecimento desses profissionais sobre desenvolvimento na primeira infância, o envolvimento e apoio às famílias e a importância da estimulação precoce de crianças com deficiências, doenças raras e atraso no desenvolvimento, como atrofia muscular espinhal e hemofilia.

A farmacêutica Rocha apoia a iniciativa desde janeiro de 2021.

Doenças raras na primeira infância

A assinatura de adesão das prefeituras acontece no mês da atrofia muscular espinhal (AME), uma das doenças raras que fazem parte do conteúdo das formações para profissionais de saúde no projeto.

A celebração da data tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a patologia e as necessidades não atendidas dos cerca de oito mil pacientes no Brasil.

Leia também: Recife investe em ensino híbrido com distribuição de tablets e internet grátis

A AME é uma doença rara e genética que afeta as células nervosas da medula espinhal, responsáveis por controlar os músculos, bem como outras células presentes em todo o corpo humano.

Maior causa genética de mortes em bebês e crianças, atingindo também adultos, a atrofia muscular espinhal impacta funções vitais básicas, como andar, engolir e respirar, por isso o diagnóstico precoce, bem como o tratamento adequado e o cuidado multidisciplinar são importantes para a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares.




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: